07/04/2021 - 12:50 - Ascom Detran/TO

Detran/TO participa do lançamento do novo modelo de RG e faz doação de kits para SSP/TO

Lançamento de novo modelo de documento de identidade. Lançamento de novo modelo de documento de identidade. - Washington Luiz / Governo do Tocantins
Lançamento do novo modelo de RG. Lançamento do novo modelo de RG. - Washington Luiz / Governo do Tocantins

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Cláudio Alex Vieira, participou nesta terça-feira, 06, da live de lançamento do edital  de chamamento público, direcionado aos municípios tocantinenses, para implantação de Núcleos de Atendimento da Polícia Civil e/ou de Núcleos de Identificação Civil.  Na ocasião foi apresentado o novo modelo da Carteira de Identidade, que segue o padrão nacional e tem novos mecanismos para atestar sua autenticidade.

Para emissão desse novo modelo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) conta com a participação do Detran/TO que fez a doação de 20 kits que vão atender 20 postos, que registrarão as impressões digitais coletadas e serão utilizadas na emissão da nova Carteira de Identidade (RG).

De acordo com o presidente do Detran/TO, Cláudio Alex,  um Termo de Cooperação Técnica foi assinado, e os equipamentos doados para a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins: “Já fizemos a cessão das máquinas e agora, a Secretaria de Segurança Pública fará a distribuição em seus pontos de identificação. Essa descentralização é uma ação importante porque leva cidadania à população. ”.

O objetivo do Governo do Estado é beneficiar a população tocantinense, facilitando o acesso aos serviços disponibilizados pela Polícia Civil e pela Polícia Científica, fazendo com que cheguem mais próximos de cada cidadão.

Com o novo modelo da Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG), que já está sendo emitido pelo Instituto de Identificação do Tocantins e seus núcleos regionais, o cidadão poderá fazer a inclusão do número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além disso, informações como, tipo sanguíneo, nome social, número do título de eleitor, da carteira de trabalho; do cartão nacional de saúde; do certificado de serviço militar e até mesmo informar se é pessoa com deficiência (PcD).

 

Edição: Jorge Valeriano

Revisão Textual : Sualla Marinho