10/09/2020 - 11:03 - Waldenia Silva*

Semana Nacional do Trânsito 2020 será totalmente digital

trânsito trânsito - Felix Carneiro

A Semana Nacional do Trânsito (SNT) é uma comemoração anual que acontecerá este ano entre os dias 18 e 25 de setembro. O período é caracterizado por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. O objetivo destas atividades é conscientizar todos os envolvidos sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas ciclistas ou pedestres para um trânsito mais seguro.

Para este ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a campanha educativa é “Perceba o risco, proteja a vida”, e enfatiza a atenção sobre os perigos no trânsito, como também sobre outros riscos à saúde do cidadão.

Em virtude das medidas de isolamento social para o enfretamento ao novo coranavírus, a SNT 2020 realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO)  acontecerá em formato digital, em suas mídias sociais e no site oficial  com postagem de conscientização e de informações.

O presidente do Detran-TO, Cláudio Alex Vieira, lembra que estão sendo seguidas todas as determinações do decreto emergencial do Governo do Tocantins de evitar aglomerações de pessoas e redução do contato social. “Nós adotamos no Detran Tocantins uma série de ações preventivas e ao realizar a Semana do Trânsito também seguimos estas diretrizes. Ao mesmo tempo, precisamos alertar as pessoas sobre os cuidados no trânsito, especialmente por termos boa parte dos serviços médicos voltados ao atendimento dos casos de covid-19”, destacou.

Já o diretor técnico do Detran-TO, Luan Henrique Ferreira da Rocha, aponta que é fundamental mostrar a todos a importância da educação no trânsito, alcançando todos os envolvidos, pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas, assim como a demonstração de cidadania e justiça. “Com base nisso, preparamos uma semana especial, para que consigamos interagir, chamar atenção e conscientizar a todos, através de imagens, vídeos e brincadeiras, tudo de forma digital, devido pandemia que, infelizmente, nos impede de contato. Através das redes sociais do Detran e contando com o compartilhamento em grande escala da população”, enfatiza.

O Detran/TO tem o principal objetivo conscientizar ainda mais a população sobre a importância de ser um motorista responsável no trânsito, e sobre o cuidar e a responsabilidade pela vida dos demais ao seu redor. E que assim seja possível reduzir os números de lesões e de mortes causados pelos acidentes de trânsito.

 

*Estagiária Waldenia  Silva  sob a supervisão do jornalista Álvaro Vallim.