24/06/2020 - 11:10 - Waldênia Silva*

DETRAN PARTICIPA DE AÇÃO EDUCATIVA CONTRA O COVID-19 EM BARES E RESTAURANTES DA CAPITAL

agente de fiscalização do Detran em Ação educativa contra o covid-19 em um restaurante da capital agente de fiscalização do Detran em Ação educativa contra o covid-19 em um restaurante da capital -
Fiscais do Detran, PM  e Agentes Sanitários Fiscais do Detran, PM e Agentes Sanitários -

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO)  foi um dos órgãos que compôs a ação educativa  do  Governo do Tocantins realizada pela Secretaria da Administração, na última terça-feira,23, em parceria  com a Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel).

O objetivo da ação foi alertar os proprietários de bares e restaurantes, bem como os clientes destes, sobre a necessidade de seguir as orientações sanitárias para o convívio social em meio à pandemia do novo Coronavírus.

Equipes de agentes públicos foram divididos em três grupos para percorrer os estabelecimento da região central , norte, sul e praia da Graciosa. Ao todo 23 restaurantes foram visitados e mais de 100 pessoas foram abordadas para orientação sanitária.

“O Detran-TO, assim como a Polícia Militar e a Polícia Civil , tem dado suporte no que diz respeito a segurança dos demais órgãos envolvidos nas ações educativas do Governo do Estado. Os agentes de Trânsito trabalham na segurança das vias, no controle de fluxo próximo aos estabelecimentos visitados, evitando assim, aglomeração de pessoas e orientando os condutores quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do Covid-19”,frisou o Gerente de  Fiscalização  do Detran, Matorama  Pereira.

 Esta ação também irá acontecer em Gurupi em bares e restaurantes da cidade, orientando os donos e seus clientes sobre as regras sanitárias para o convívio social.

Ação

As ações educativas começaram em abril deste ano, conforme a determinação do governador Mauro Carlesse, e tem o objetivo de alertar os comerciantes e a população a respeito das normas para contenção da Covid-19.   

A ação da última terça-feira teve a participação das Secretarias de Administração, Saúde/SVS; Cidadania e Justiça/Procon, da Segurança Pública, Policia Civil, Polícia Militar, Agência de Metrologia e o Detran.

 

Estagiária Waldênia Silva -   sob a Supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça