21/05/2020 - 10:18 - Waldênia Silva*

Detran e parceiros realizam operações para fiscalizar o cumprimento do lockdown no Tocantins

WhatsApp Image 2020-05-21 at 11.09.00.jpeg WhatsApp Image 2020-05-21 at 11.09.00.jpeg -
lockdown  e higienização dos veículos em Araguatins lockdown e higienização dos veículos em Araguatins - fiscalização

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) é um dos órgãos que está empenhado na fiscalização para o cumprimento do decreto estadual N 6.095 , publicado no dia Diário Oficial do Estado do Tocantins(DOE) N 5601, do dia 15 de maio de 2020 que determina  lockdown (bloqueio total) em 33 cidades do Tocantins pelo prazo de sete dias, válido a partir do sábado (16). O governo do Estado decidiu decretar o fechamento para combater o novo coronavírus.   

A fiscalização será realizada com operações montadas para bloqueio de vias, em parceria com a Polícia Militar (PM) além dos próprios municípios envolvidos, com guardas municipais e órgãos de trânsito. 

Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, é a mais afetada pelo Covid-19. Para ajudar a manter o lockdown e seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os agentes de fiscalização do Detran estão nas primeiras horas da manhã nas ruas de maiores fluxos, como nas entradas da cidade, orientando as pessoas sobre como proceder no período de vigência do bloqueio total.   

“Uma das atividades laborais do agente de trânsito é a segurança viária, no entanto é de suma importância para o momento contribuir com as demais forças de segurança como também cumprir nosso papel de agente educador, por meio de orientação e da conscientização da população”, ressalta o agente de trânsito  Adonel Coelho Alves.  

Em Araguatins os agentes estão no controle de tráfico de entrada e saída de veículos no município, realizando abordagem de todos que circulam na entrada da cidade e orientando os motoristas e passageiros sobre a propagação do vírus, além de estar realizando patrulhamento ostensivo em toda a cidade. Essa ação teve início no dia 20 e irá até o sábado, 23, no município de Araguatins.  

“Nesse momento que as pessoas possam fica em suas casas, os Agentes de Trânsito do Detran estão fazendo com que com  a propagação do vírus não se espalhem no nosso Estado, trazendo mais segurança para a população, evitando que os hospitais possam  vim entrar em colapso, e ainda com a presença dos profissionais na cidade, estamos fazendo com que o trânsito fica cada dia mais seguro, garantido mais segurança para nossa população” destaca Laércio Pereira Araújo, agente de trânsito.  

Essas ações são um trabalho em conjunto entre as forças de segurança pública: Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Cívil,Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária,Astt- Agência Municipal de Transporte e TrânsitoDemupe- Departamento de Postura e Edificações  e Agentes de Trânsito do Detran.  

 

Estagiária Waldênia Silva- Sob a supervisão da jornalista Gabriela Fogaça