13/05/2020 - 09:45 - Heloylma Pereira*

Detran-TO orienta agentes de fiscalização com medidas preventivas contra Covid-19

Agende de fiscalização usando máscara descartável Agende de fiscalização usando máscara descartável - Félix Carneiro
Proteção contra Covid-19 Proteção contra Covid-19 - Félix Carneiro

Desde o início da pandemia Covid-19 o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) vem tomando medidas de prevenção para assegurar o bem estar dos servidores e da população. A fiscalização de trânsito do órgão também está garantindo a segurança dos agentes de fiscalização nas ruas distribuindo kits para higienização contendendo:  máscaras e luvas descartáveis,  álcool gel e sabão para higienização.

Houveram algumas adaptações na realização das fiscalizações para garantir a segurança dos agentes e cidadãos, tais como, mudança na escala de trabalho, buscando diminuir ao máximo a exposição dos agentes e a dispensa daqueles agentes que fazem parte  do grupo de risco, solicitando que permaneçam em casa e cuidem da saúde. As fiscalizações continuam nas ruas, porém a abordagem ao condutor está sendo evitada, no momento para prevenção.

“Como agentes fiscalizadores do trânsito, temos feito uso de todo os EPI's disponíveis: máscaras, higienização  da viatura com detergente a cada novo plantão, álcool em gel e janelas da viatura abertas. Temos evitado também fazer abordagens de condutores em determinados procedimentos nos casos que não comprometem a efetividade da fiscalização, claro.”, conta agente de fiscalização, Jeiciane Carvalho.

O Gerente de Fiscalização, Matorama Silva, reitera que os agentes estão sendo orientados desde o início da pandemia com uma cartilha de medidas preventivas contra o Covid-19. A cartilha contém instruções que ensinam a higienização correta das mãos e viaturas. “Nesse momento em que vivemos uma Pandemia, todo cuidado recomendado para prevenção e não contrair o vírus é importante. Desde o início da pandemia o Detran-TO  vem prestando o auxílio necessário aos agentes de fiscalização que estão na linha de frente para manter a segurança em nossas vias.”, afirma Matorama  Silva.

 

*Estagiária Heloylma Pereira sob supervisão do jornalista Álvaro Vallim.