13/05/2020 - 17:01 - Gabriela Fogaça

Cuidados preventivos com o seu automóvel

Foto: Félix Carneiro Foto: Félix Carneiro - Félix Carneiro

Nesta quarta-feira, 13, é comemorado o dia do automóvel e para celebrar aquele que te leva a todos os lugares, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) preparou algumas dicas de cuidados com o seu veículo automotor.

Automóvel é todo veículo que, movido a motor, se destina ao transporte de pessoas ou cargas. Tenha você um carro, moto ou caminhão, manter a segurança do seu veículo é fundamental, por isso, a manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do seu veículo. Os cuidados com o carro garantem a vida útil do automóvel e evitam dores de cabeça.

Freios

Observe o fluído de freio, abra o reservatório e verifique se há sujeira. Você perceberá em torno da peneira um arco de partículas pretas, além de o fluido estar de cor muito escura. Caso não esteja, faça a troca do fluido de freio de dois em dois anos, pois o fluido de freio envelhece, e cria umidade dentro do reservatório, o que prejudicará a eficiência de frenagem do seu veículo. Verifique o pedal responsável pelo seu funcionamento, veja se há vazamentos na parte hidráulica e se há desgaste nas pastilhas de freio. Caso identifique alguma dessas situações, leve o veículo a um mecânico de confiança.

Se você possui uma motocicleta, os freios desta podem ser a tambor ou a disco. Nos freios a tambor os ruídos excessivos durante a frenagem podem significar que o sistema está danificado. Nos freios a disco, se o manete não apresentar resistência e passar uma sensação de “maciez” pode ser um sinal de ar no cabo de óleo. Se na hora da frenagem a motocicleta trepidar pode ser sinal de que o disco está empenado e por isso deve ser verificado e trocado. 

Bateria

Peça responsável pelo armazenamento da energia utilizada no funcionamento de todo o sistema elétrico e eletrônico do carro. Uma bateria tem um ciclo de vida de aproximadamente quatro anos, porém, a data de validade não é linear.

Para identificar se a bateria esta fraca observe se esta com dificuldade em iniciar a marcha do veículo, principalmente pela manhã, quando é preciso dar partida várias vezes para que o veículo funcione. Este sintoma poderá ser sinónimo de uma bateria fragilizada.

Correias dentadas

As correias dentadas são responsáveis por manter o sincronismo entre as manivelas e o eixo do comando de válvulas. A substituição ocorre em média a cada 40.000 quilômetros, se quebrada poderá provocar a trava do motor, comprometendo todos os componentes.

Pneus

Para aumentar a vida útil dos pneus do seu veículo calibre semanalmente e faça o alinhamento, balanceamento e o rodízio dos pneus a cada 10 mil km.   

Óleo                                                                                       

Esse item tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa ser verificado periodicamente, com o auxílio da vareta de óleo, sempre com o motor frio e em uma superfície plana. Se identificar que o nível esteja abaixo faça a troca de óleo e observe se não há vazamentos.

Radiador

O nível de água do seu reservatório deve ser verificado mensalmente e as medidas respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo. O radiador é responsável pela refrigeração motora do veículo e se o funcionamento deste item não estiver adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível ou na pior das hipóteses fundir o motor do carro.

Cuide do seu veículo, assim você estará cuidando da sua segurança e prevenindo acidentes.