24/03/2020 - 17:16 - Uendel Souza*

Detran orienta usuários dos terminais rodoviários sobre as medidas contra proliferação do coronavírus no Estado

Agentes de fiscalização do Detran ATR e BPMRED em terminal rodoviário Agentes de fiscalização do Detran ATR e BPMRED em terminal rodoviário - Fiscalização Detran
DETRAN  ATR e BPMRED em ação de conscientização dos tocantinenses DETRAN ATR e BPMRED em ação de conscientização dos tocantinenses - Fiscalização Detran

Na manhã desta terça-feira, 24, a Gerência de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), juntamente com a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e o Batalhão de Polícia Rodoviário e de Divisas (BPMRED) orientaram passageiros e condutores, nos terminais rodoviários da capital do Estado e de Araguaína, sobre as medidas preventivas contra a disseminação do vírus Covid-19, o coronavírus.

A ação atende à determinação do governo do Estado do Tocantins, que estabeleceu a união das forças de segurança estaduais para realizarem fiscalizações quanto aos decretos que estabelecem as normas para prevenção ao Coronavírus em âmbito estadual e municipal. Segundo o Gerente de Fiscalização e Segurança, Matorama Pereira, foram abordados cerca de 33 ônibus e micro-ônibus.

Na ação foram distribuídos aos condutores e passageiros dos veículos panfletos e anexados adesivos com informações a respeito da prevenção contra o contágio ao Coronavírus com o intuito de conscientizar a população da importância de respeitar as orientações.

Matorama Pereira relata: “Os condutores foram orientados que os veículos não poderiam transportar passageiros com quantidade acima da metade da lotação máxima de passageiros sentados no veículo. Além disso foi reforçada a distância necessária entre os passageiros”. Essas orientações correspondem ao inciso 1, da seção 1, do capítulo 2, do Decreto Nº6.072 do Governo do Estado do Tocantins publicado no último sábado, 21.  Essa medida vale para serviços de transporte coletivo e urbano bem como para o transporte coletivo intermunicipal público e privado.

O Detran-TO ressalta a importância de que todas as orientações sejam seguidas e que as medidas tomadas são necessárias para garantir o bem estar dos tocantinenses. O órgão também reforça o pedido de que todos permaneçam em casa e só procurem o órgão em caso de extrema necessidade.

*Estagiário Uendel Souza sob a supervisão do jornalista Álvaro Vallim