10/02/2020 - 11:29 - Uendel Souza*

Detran realiza série de ações educativas em faixas de pedestres de escolas do Estado

Equipe de Fiscalização no Trânsito e Educação para o Trânsito. Equipe de Fiscalização no Trânsito e Educação para o Trânsito. - Félix Carneiro
Orientação na faixa de trânsito em frente à escola municipal. Orientação na faixa de trânsito em frente à escola municipal. -
Ação educativa em frente a escola estadual. Ação educativa em frente a escola estadual. - Felix Carneiro
Equipe de Fiscalização e Educação para o Trânsito com alunos da escola municipal. Equipe de Fiscalização e Educação para o Trânsito com alunos da escola municipal. -

Com a volta às aulas nas redes municipal e estadual de ensino da capital do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran - TO) iniciou na manhã do dia 31 de janeiro, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, uma série de ações educativas em faixas de pedestres de escolas municipais e estaduais. O objetivo das ações é promover educação e segurança no trânsito tocantinense.

As ações educativas estão sendo organizadas pelas Gerências de Fiscalização e Educação para o Trânsito e terão continuidade nas segundas e quinta feiras das próximas semanas. A segunda ação ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, onde a equipe de fiscalização organizou o tráfego de veículos e acompanhou a passagem dos pedestres na faixa, orientando sobre os cuidados necessários.

O gerente de Fiscalização e Segurança, Matorama Pereira, e o gerente de Educação para o Trânsito, Alex Machado, afirmam: “No decorrer do ano estaremos também promovendo palestras para que essa orientação se estenda a toda a comunidade onde a unidade escolar estiver inserida, pois entendemos a necessidade de que crianças e jovens percebam a importância do respeito às leis e normas de circulação no trânsito e que consequentemente se comprometam para um futuro em que o trânsito esteja cada vez mais seguro.”.

O Código de Trânsito Brasileiro considera infração gravíssima ao condutor que deixar de dar preferência de passagem a pedestres que se encontrem na faixa de pedestre, que não tenham concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o automóvel e há portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes.

O Detran – TO tem como comprometimento na sua gestão planejar, coordenar e realizar ações educativas em escolas, públicas e privadas, em empresas e demais organizações, governamentais ou não, visando criar uma consciência cidadã em relação ao trânsito.

*Estagiário Uendel Souza sob a supervisão do jornalista Álvaro José Vallim