18/11/2020 - 17:25 - Uendel Souza*

As inovações no trânsito no pós-pandemia marcam o segundo dia do encontro Nacional dos Detrans

Presidente do Detran/TO participa do  68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans Presidente do Detran/TO participa do 68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans - Cláudio Alex.

Nesta quarta-feira, 18, em Brasília, no Distrito Federal, ocorre o segundo dia do 68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans, em que participam representando o Estado do Tocantins, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), Cláudio Alex Vieira, juntamente com o Diretor Operacional, Marcos Jair.

Segundo a Associação Nacional dos Detrans (AND), os diretores se encontraram para debater com o Departamento Nacional de Trânsito  (Denatran) as inovações no trânsito pós-pandemia.

“A programação de hoje foi focada nas mudanças dos processos no pós-pandemia e apresentação de serviços para facilitar esses processos. É muito importante a participação do Detran/TO nesse encontro, para que a partir desses estudos e discussões possamos levar para o Tocantins tendências nacionais, de forma a beneficiar os condutores tocantinenses.”, relatou o diretor operacional.

“Fico muito feliz em conhecer essas inovações tecnológicas apresentadas no encontro e com certeza vamos voltar ao nosso Estado com muitas novidades que poderão ser implantadas no nosso Detran, que vão facilitar e trazer mais segurança para vida dos usuários.”, completou Cláudio Alex.

Os representantes do Tocantins participaram pela manhã de palestras sobre a inclusão digital e desburocratização; a análise da implementação na Placa Mercosul; soluções e inovações na identificação biométrica; e, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e seus impactos sobre os departamentos.

Já pela tarde os temas discutidos foram: os desafios na gestão de ativos apreendidos no crime, especificamente quanto a veículos; o impacto da educação à distância (EAD) no Sistema Nacional de Trânsito, uma melhor experiência no processo de formação do condutor; ações do laço amarelo que impactam na segurança do trânsito brasileiro; dentre outros assuntos e deliberações.

68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans

O evento anual é organizado pela a Associação Nacional dos Detrans (AND), está edição está acontecendo nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília, e traz o tema: “Um Olhar Estratégico: Alteração de Normativas e Desafios do Pós-Pandemia”.

O encontro conta com a participação dos dirigentes máximos dos Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o país e dos técnicos da Educação e das Assessorias de Comunicação dos órgãos.

*Estagiário Uendel Souza sob a supervisão do jornalista Álvaro Valim.

Revisão Textual: Sualla Marinho.