17/11/2020 - 14:49 - Ascom Detran/Governo do Tocantins

Presidente do Detran participa do 68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans

Presidente Cláudio Alex e Diretor Operacional do Detran/TO, Marcos Jair. Presidente Cláudio Alex e Diretor Operacional do Detran/TO, Marcos Jair. -
Presidente Cláudio Alex participa do Encontro Nacional dos Diretores Gerais e Presidentes dos Detrans. Presidente Cláudio Alex participa do Encontro Nacional dos Diretores Gerais e Presidentes dos Detrans. -

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), Cláudio Alex Vieira, juntamente com o Diretor Operacional, Marcos Jair, participam nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, em Brasília, do 68° Encontro da Associação Nacional dos Detrans. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito (AND) e terá como tema principal “Um Olhar Estratégico: Alteração de Normativas e Desafios do Pós-Pandemia”. Junto com este encontro também acontecem o Fórum Técnico Operacional dos Detrans e o Fórum dos Educadores dos Detrans e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Na programação do encontro dos diretores-gerais e presidentes dos Detrans estão 10 painéis que serão ministrados por especialistas onde serão discutidos temas como: Inovações no Trânsito e Perspectivas Pós-pandemia, Evolução Tecnológica para Registros e Contratos, ID Digital do Brasileiro, Identificação Biométrica, Análise do primeiro ano de implantação das placas Mercosul, EAD no Sistema Nacional de Trânsito, Ensinamentos da Pandemia na Formação de Condutores, Gestão de Ativos Apreendidos, dentre outros.

Para o presidente, Cláudio Alex, estas discussões são de extrema importância, tendo em vista várias inovações implantadas devido ao período de pandemia e também as que já estavam planejadas independentemente desta ocorrência. “O período de pandemia precipitou muitas mudanças que vinham sendo estudadas, mas também já tínhamos mudanças em andamento, como as alterações do Código de Trânsito enviadas ao Congresso ano passado e que foram aprovadas este ano”, declara.

Fórum Técnico Operacional

A programação do Fórum Técnico Operacional tem vários temas em pauta, mas um dos que certamente terá muita discussão é sobre a Lei 14071/2020, que alterou a Lei 9.503/1997, promovendo uma série de alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Várias dessas alterações ainda serão implementadas pelos Detrans, como é o caso da ampliação do prazo de validade das CNHs. Também estão em pauta problemáticas relativas ao Recall dos fabricantes, desmontagens de veículos, resoluções do Contran, multas e transformação digital do trânsito.