25/09/2019 - 09:06 - Waldênia Silva – Ascom Detran

Detran/TO realiza ações em comemoração a Semana Nacional do Trânsito

foto trânsito foto trânsito - Felix Carneiro

Nesta quarta-feira (25), é comemorada a Semana Nacional do Trânsito, cujo o  objetivo principal é conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para os cuidados básicos que se deve ter no trânsito.

Em 2018 o número de acidentes chegou ao total de 7.082, em todo o Estado, sendo 4.050 acidentes com vítimas e 3.032 sem vítimas. Devido a estes números, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) busca realizar ações educativas com foco na redução dos acidentes.

Ações educacionais foram realizadas em vários municípios do Estado, como Araguaína, Gurupi, Araguatins e Palmas. Blitz educativas, palestras nas escolas estaduais e municipais das citadas acima e conscientizações em faixas de pedestre fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e de todo mês de setembro.

“A Semana Nacional do Trânsito reforça a ideia que esta gestão tem que é educar antes de punir, o que só pode ser alcançado através de ações educacionais”, disse Colemar Câmara, presidente do Detran/TO.

Para o gerente de fiscalização e segurança, Venâncio Amaro Parente, a semana nacional do trânsito é de grande importância para reforçar ainda mais os cuidados que todos os motoristas necessitam ter ao dirigir.

A semana nacional do trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).   Todos os órgãos que compõem o sistema nacional de trânsito participam de ações mobilizadoras voltadas para toda a população em prol da conscientização diante do sistema caótico de trânsito.