31/05/2019 - 17:28 - Ascom Detran

Detran/TO encerra Maio Amarelo com doação de sangue para Hemocentro

Doação de sangue Doação de sangue -
Doação de sangue fiscal Doação de sangue fiscal -

Nesta sexta-feira, 31, o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) encerrou as ações do Maio Amarelo com uma campanha de doação de sangue e de medula óssea. Realizado no Pátio da sede do órgão, junto com o Hemocentro, servidores e usuários participaram deste ato de solidariedade. 

Anualmente várias vítimas de acidentes de trânsito precisam de bolsas de sangue, bem como diversas pessoas em situação de emergência. A doação de sangue é um compromisso social que salva vidas.

Segundo o Presidente do Detran/TO, Colemar Câmara, esta ação é de grande importância para o Estado, relevante e pode salvar vidas. “Em um mês que buscamos conscientizar sobre um trânsito seguro, nada mais correto que encerrar as ações do Maio Amarelo alimentando o banco de sangue do Estado para o atendimento das vítimas dos acidentes de trânsito”, destacou Colemar.

Oito voluntários foram doadores de sangue e 33 pessoas se cadastraram para a doação de medula óssea. Um procedimento rápido e simples, onde é retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador.

A servidora do Detran Paula Cassandra Milhomen, uma das doadoras, ressaltou a importância da  parceria do órgão com o Hemocentro, que tem como objetivo ajudar a salvar vidas. “Eu fiz a minha parte para ajudar aqueles que estão na espera de doação de sangue e aconselho a todos que podem doar, fazer a mesma coisa”, disse Paula.

A representante do Hemocentro Robéria Fernandes de Lima (Assistente Social da Capitação de Doadores do Hemocentro) afirmou que a parceria do Detran com o hemocentro, com a ação realizada no pátio da Sede do detran/TO foi bastante relevante para o Hemocentro. Robéria disse que parcerias futuras já estão sendo estudadas e parabenizou o órgão pela procura e iniciativa.

 

Maio Amarelo

Foram 402 ações em todo o Tocantins ao longo destes 31 dias, 25 municípios envolvidos e vários parceiros trabalhando em prol de um trânsito seguro. Cerca de 80 mil pessoas foram abordadas pela campanha através de Blitz educativas, doação de capacetes para motociclistas com equipamento em estado de risco, teatro em escolas, pedaladas, caminhadas, palestras e outros.

Ressaltamos que ao longo de todo o ano ações educativas continuarão ocorrendo, pois, esta gestão tem como objetivo educar e prevenir antes de punir.