03/05/2019 - 18:35 - Ascom Detran

Detran/TO promove ações de educação para o trânsito no Maio Amarelo

Maio Amarelo Maio Amarelo -
Maio Amarelo Maio Amarelo -

O mês de maio é marcado por ações que fazem a sociedade refletir sobre a segurança e redução de acidentes de trânsito. Esse é o movimento internacional Maio Amarelo, que utiliza a cor amarela para simbolizar a atenção pela vida. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o Maio Amarelo, é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA’”.

Trata-se de um alerta a todos os condutores, sejam eles de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas e até mesmo um alerta para os pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. 

Dados apontam que 90% dos acidentes têm como fator principal falhas humanas como: imprudência e desatenção. Os números de acidentes com vítimas chegaram no ano de 2016 a 4852, já em 2018 houve uma redução e este número caiu para 4045. Por isso o Governo do Tocantins e o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) buscam realizar ações educativas, focando em reduzir este números e priorizar a vida.

O Detran/TO esta desenvolvendo diversas atividades educativas em todo o Estado. Blitz Educativas, palestras, teatros e várias programações abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige. Palmas, Araguaína, Gurupi e Xambioá já iniciaram estas atividades, na quarta-feira (2), e possuem atividades para todo o mês de maio.