15/02/2019 - 19:34 - Ascom Detran

Detran/TO é pioneiro em projeto de Trânsito voltado para a Universidade da Maturidade

UMA na educação para o trânsito UMA na educação para o trânsito -
Turma de alunos de educação no trânsito UMA Turma de alunos de educação no trânsito UMA -
Defesa pós-graduação professora Cleide Defesa pós-graduação professora Cleide -
Aula UMA Aula UMA -

O Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) busca salientar que não é apenas um órgão arrecadador e disposto a aplicar penalidades no trânsito, esta pasta também tem o objetivo de educar os usuários do trânsito. Um exemplo de trabalho voltado para a educação no trânsito foi o realizado na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Araguaína, pela servidora Cleide Morais, junto com a Universidade da Maturidade (UMA). O projeto realizado há cinco anos, rendeu uma dissertação de pós-graduação a Cleide, dissertação esta que foi apresentada nesta sexta-feira (15), na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Em 2012 a servidora foi a UMA palestrar e realizar uma blitz educativa, o trabalho foi positivo e se tornou uma disciplina da Universidade da Maturidade, projeto único em todo o território brasileiro. Aulas teóricas e práticas de trânsito, direcionadas ao público da terceira idade, são aplicadas dentro da universidade e em vias públicas do município de Araguaína. Ao fim do curso os acadêmicos da UMA participam de um estágio, algumas vezes dentro da própria Ciretran, e são prestigiados com o título “Educador Político Social do Envelhecimento”.

Cleide explica que o trânsito é um ambiente onde todos estão inseridos, o que torna necessário trabalhar o tema com os idosos. “Essas senhoras e senhores não tiveram uma educação sobre o trânsito, pois, na sua época não era tão disseminado a necessidade disso”, destaca a servidora.

A intenção desta ação foi tornar, àqueles que fizeram o curso, multiplicadores da educação para o trânsito no âmbito familiar e na comunidade em que estão inseridos, bem como, reciclar o condutor da terceira idade.

“Pra mim foi muito importante essa descoberta, e mais ainda ter desenvolvido esse trabalho com eles desde a primeira turma da UMA de Araguaína", diz Cleide, que afirma que sente orgulho em mostrar que o Detran/TO tem ações positivas que podem ser exemplo para outros Estados.

O que é a UMA

A Universidade da Maturidade é um projeto pedagógico, voltado à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e idosos, que visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da universidade em relação às pessoas de terceira idade, participando de atividades físicas, culturais e sociais.

Dissertação

Com o Tema “Educação para o Trânsito: Uma Pesquisa-Ação com os Acadêmicos da Universidade da Maturidade de Araguaína – TO” (02/2019), a pesquisa de Cleide de Sousa Morais aborda o trânsito trabalhado na visão do idoso.