09/12/2019 - 16:52 - *Uendel Souza

Ciretran de Araguaína desenvolve mini cidade para educar crianças no trânsito

Inauguração do Projeto Mini Cidade Transcity Inauguração do Projeto Mini Cidade Transcity -
Equipe da Ciretran de Araguaína Equipe da Ciretran de Araguaína -
Hospital da Mini Cidade Transcity Hospital da Mini Cidade Transcity -
Escola da Mini cidade Transcity Escola da Mini cidade Transcity -
Detran da mini cidade Transcity Detran da mini cidade Transcity -
Agentes de Fiscalização passando orientações Agentes de Fiscalização passando orientações -

Na última sexta-feira (06/12), a Circunscrição Regional de Trânsito- Ciretran do município de Araguaína apresentou o projeto inicial de educação para o trânsito, que constitui a mini cidade chamada Transcity.  O projeto tem o objetivo de despertar nos alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, a curiosidade e vontade de entender as leis que orientam o tráfego em todo estado.

O Agente de Fiscalização, João Carlos Teixeira e o servidor Bruno Silva Costa são os responsáveis pela iniciativa de elaborar e desenvolver o projeto construído na Ciretran.  Serão ministradas aulas teóricas por técnicos e educadores de trânsito e aulas práticas por agentes de fiscalização de trânsito, tudo isso nas vias em que a mini cidade possui.

Transcity foi construída a fim de estimular respeito nas vias públicas, sensibilizando crianças, desde seus primeiros anos de vida, de que a educação no trânsito é muito importante. A Ciretran executará o agendamento com as escolas que tiverem interesse em participar do projeto.

A Educadora de Trânsito, Cleide de Sousa Morais, que irá ministrar aulas teóricas no projeto, relata sua visão da mini cidade: “Fazer parte de um projeto como este é muito gratificante. É na verdade uma missão, pois educar para o trânsito é educar para a vida. Educar as crianças com esse projeto é plantar a semente de um futuro melhor, com mais respeito e responsabilidade no trânsito”.

O Detran-To promove e participa de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes do Contran. O departamento constrói um trabalho para promover educação e cidadania para que o Estado do Tocantins tenha um trânsito humanizado, com pedestres e condutores qualificados e veículos legalizados.

*Estagiário Uendel Souza sob a supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça