27/12/2019 - 15:13 - *Uendel Souza

DETRAN RELEMBRA AS AÇÕES REALIZADAS EM 2019

Detran em campanha para o Maio Amarelo Detran em campanha para o Maio Amarelo -

 

É papel do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas a habilitação de condutores, condições e registros de veículos fiscalizar, autuar e arrecadar multas, elaborar estatísticas e promover educação  no trânsito tocantinense. 

Em 2019, o órgão desenvolveu ações em todo o estado, com o objetivo de estabelecer um tráfego humanizado com pedestres, condutores, e automóveis qualificados. 

Relembrando:

O Detran realizou o treinamento de cerca de 300 servidores públicos, da capital e do interior, tais como gerentes, técnicos, e equipe de atendimento ao público. 

Este ano, o órgão encerrou a dívida com a empresa responsável pela emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O débito era decorrente do ano de 2017, herdado da gestão passada. Com isso, o órgão encerrou qualquer risco de paralisação nas impressões de CNH.

Com o objetivo de reduzir custos, o Detran realizou a devolução de imóveis, e realizou renegociações de contratos. Também houve a redução no pagamento de diárias, e a utilização de veículos oficiais, apenas para as necessidades essenciais do órgão.

O órgão regulamentou a lei que isenta idosos, com 65 anos ou mais, de pagar a taxa de renovação da CNH. O beneficiado deve sobreviver apenas com os recursos da sua aposentadoria e deve solicitar no Detran ou posto de atendimento o benefício. 

Em parceria com entidades públicas e privadas, como a ITASET, Instituto Tecnológico de Transporte e Trânsito (ITT), e Serviço Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ( SEST/SENAT) , o Detran realizou a emissão e chancelamento de 5.650 certificados de conclusão de cursos na área do trânsito. 

O Detran também promoveu diversas ações de educação para o trânsito,  tais como: palestras em escolas, universidades e empresas públicas e privadas; Realizou teatros de fantoches em escolas,  buscando educar as crianças, e ensiná-las sobre o trânsito. 

Será iniciado, em 2020, uma parceira com a Secretaria Estadual da Educação, e para isso, o órgão adquiriu livros paradidáticos, que serão implantados nas escolas de todo o estado. Cerca de 80 mil alunos do 1º ao 9º vão participar do projeto, que tem por objetivo, formar condutores conscientes desde a infância. 

O Detran também renovou o convênio com a Polícia Militar, que viabiliza as atividades de policiamento, fiscalização e controle de tráfego de trânsito, de áreas urbanas da capital, e das cidades do interior do Estado.

Em parceria com empresas privadas de automóveis, a gerência de educação para o trânsito do Detran-TO, participou da organização de um evento em homenagem ao dia do motociclista promovido pela empresa. 

A gerência também realizou uma mobilização educativa, e social na Praia da Graciosa, na capital do Estado, onde sensibilizou órgãos parceiros sobre segurança no trânsito. 

O Detran continua empenhado em melhorar cada vez mais, o trânsito nas vias do Tocantins, para a segurança dos usuários. 

Assim, em 2020 novidades serão implantadas nos serviços, site, e atuação do órgão.

* Estagiário Uendel Souza sob supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça