05/11/2019 - 17:26 - Uendel Souza*

Dia 15 de Novembro vence a Segunda Etapa do Licenciamento de Veículos

15 de Novembro encerra prazo de Licenciamento de Veículos com final de Placa  4,5,6 e 7 15 de Novembro encerra prazo de Licenciamento de Veículos com final de Placa 4,5,6 e 7 - Felix Carneiro

Dia 15 de novembro é o vencimento da segunda etapa do Licenciamento de Veículos. Esse prazo vale para os automóveis com final de placa 4, 5, 6 e 7. O calendário está de acordo com a portaria Nº71/2019, publicada no Diário Oficial do Tocantins do dia 19 de setembro de 2019.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento de porte obrigatório, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em casos de abordagens por fiscais de trânsito, onde o motorista não esteja com o CRLV, o Código de Trânsito Brasileiro prevê infração leve por conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório.

O CRLV  pode ser obtido após o pagamento dos seguintes itens: IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores), seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o licenciamento anual, bem como multas, caso possua.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN- TO) está emitindo as guias de pagamento da taxa de renovação do licenciamento anual através do site. É necessário comparecer a sede do DETRAN apenas depois de efetuar o pagamento.

“Não é necessário comparecer ao DETRAN para emitir essas guias de pagamento, pois elas podem ser emitidas no próprio site. Quando o pagamento já estiver com baixa, que pode ser conferido também no site, o usuário pode então comparecer para emitir o documento, que é o licenciamento.” explica Marcos Aguiar, o Diretor de Operações do Setor Veículos do DETRAN-TO.

No Tocantins até o mês de outubro deste ano foram estimados cerca de 718 mil veículos.  Até o início deste mês, apenas cerca de 90 mil veículos emitiram a documentação. Lembrando que os finais de placa 8,9 e 0 vencem no dia 15/12 e os veículos com final de placa 1,2 e 3 venceram no dia 15/10 e para regularizar devem imprimir o boleto com a multa de atraso, no site do DETRAN-TO e regularizar a situação.

O Diretor de Operações ainda lembra os usuários: “Esse prazo é somente para os licenciamentos, o IPVA para todos os veículos venceu no dia 15 de outubro.”.

Marcos Aguiar ainda solicita aos usuários que consultem, antes de comparecer ao DETRAN-TO, se há multas, tributos ou encargos, que precisam estar quitados. Estes também devem comparecer com a guia de pagamento já efetuada, pois  na primeira etapa houveram muitos casos em que o usuário veio ao DETRAN-TO imprimir a sua guia, tendo que retornar outra vez ao DETRAN-TO após o pagamento e acabou resultando numa lentidão do serviço. “Não deixe para o último dia, compareça o quanto antes para emitir o licenciamento anual e evite as longas filas.” diz o diretor.

O DETRAN busca prestar os serviços e qualquer atendimento de forma dinâmica com o objetivo de gerar bons resultados na coordenação, vistoria e execução de ações de inspeção quanto às condições de segurança veicular.

*Estagiário Uendel Souza sob a supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça