28/10/2019 - 17:48 - Uendel Souza *

DETRAN celebra Dia do Servidor Público

A Fiscal de Trânsito Jeiciane Carvalho A Fiscal de Trânsito Jeiciane Carvalho - Felix carneiro
Coordenador da área de Manutenção, Jeovani de Oliveira Coordenador da área de Manutenção, Jeovani de Oliveira - Felix Carneiro
Seu Francisco da  Manutenção do DETRAN Seu Francisco da Manutenção do DETRAN - Felix Carneiro
Assessora Especial do Detran, Ana Paula Assessora Especial do Detran, Ana Paula - Felix Carneiro

Hoje (28/10) é comemorado o dia do Servidor Público. A data é em homenagem aos profissionais que trabalham no Poder Público. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) celebra o trabalho de todos profissionais que compõem o órgão. Em sua sede, Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANS) e postos de atendimentos, os servidores promovem educação e cidadania para que o Estado do Tocantins tenha um trânsito humanizado, com pedestres e condutores qualificados e veículos legalizados.

Jeiciane Carvalho, Fiscal de Trânsito há 5 anos, conta que o DETRAN-TO tem suas competências reconhecidas pela maioria da população, por conta da sua importância para o andamento das atividades Executivas do Estado relacionadas ao tráfego. E diz com orgulho: “Se apresentar como servidora do DETRAN-TO, torna-se muito satisfatório, pois quem conhece ele já identifica a utilidade da minha função.”.

A Fiscal ainda fala sobre a experiência profissional no departamento: “O retorno trabalhando aqui é o que torna gratificante. Ver o resultado do nosso trabalho na queda dos índices de ocorrências de acidentes, mais segurança e proteção no trânsito.”.

O Coordenador da área de Manutenção, Jeovani de Oliveira Souza, que trabalha a quase dois anos no DETRAN-TO, relata como é o seu trabalho e o que guarda da experiência : “Quando a gente lida com pessoas estamos a todo instante aprendendo coisas novas. E aqui novas demandas estão sempre surgindo e tiro conhecimento de todas elas.”

Ana Paula Gomes, Assessora Especial, está a dez anos no órgão e conta a importância e carinho por seu trabalho: “Trabalho no atendimento as CIRETRANS, com o interior do Estado, e eu gosto muito de atender as demandas do interior, pois, lá não há as diretorias próximas e tudo do interior chega aqui para nós. É muito importante prestar todo o serviço da melhor forma para que chegue ao usuário lá da ponta.”

Segundo a Assessora, o modo como a equipe do DETRAN-TO trabalha é motivador: “É um coisa muito importante e gratificante, porque tudo que eu faço é reconhecido, por colegas servidores e usuários. Às vezes com uma mensagem de carinha, um recadinho”.

Francisco Ferreira do Nascimento ou “Seu Francisco”, como é chamado popularmente no ambiente de trabalho, desempenha suas atividades no setor de manutenção e é um veterano de 14 anos na instituição. Ele descreve como foi e está sendo trabalhar no DETRAN-TO: “Pra mim todos os momentos foram especiais trabalhando aqui, eu gosto de trabalhar aqui e de fazer o que eu faço.”.

Seu Francisco ainda se diverte ao comentar da  sua fama de “quebra-galho” na sede: “Quem quebra-galho é macaco gordo né. Mas eu fico muito feliz com isso, que as pessoas enxerguem que a gente tem nosso valor. Levo na brincadeira, mas falo sério quando digo que sou reconhecido e tenho recebido muito apoio de todo mundo aqui.”

A gestão do órgão juntamente com todos os servidores públicos busca oferecer o melhor serviço ao usuário. E Ana Paula Gomes relata o principal aprendizado ao trabalhar como servidora pública no Departamento Estadual: “O bom serviço vem a partir do momento que você trabalha com empatia. Você se coloca no lugar de quem tá buscando o serviço.”.

O Presidente do Detran-TO, Colemar Câmara, afirma que os servidores são o coração do órgão e que estes devem ser reconhecidos pelo seu bom trabalho. “Nós temos aqui servidores que dão o seu melhor pelo órgão, que saem do conforto do seu lar para atender os usuários da melhor forma e desempenhar um trabalho admirável”, afirma Câmara.

“Essa data representa o orgulho de ser um indivíduo social que colabora para a construção de uma sociedade melhor, esse é o servidor público, que deve ser reconhecido e homenageado sempre. Parabéns a todos os colegas!”, destaca Colemar.

O Detran-TO agradece a todos que colaboram com o bom funcionamento do órgão e com a segurança do cidadão no trânsito.

* Estagiário Uendel Souza com supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça