23/10/2019 - 14:05 - Uendel Souza*

DETRAN realiza Ação Educativa na Escola Estadual Liberdade

Alunos assitem palestra promovida pelo DETRAN-TO Alunos assitem palestra promovida pelo DETRAN-TO - Felix Carneiro
Aluna da Escola Estadual Liberdade participa de Ação Educativa de Trânsito Aluna da Escola Estadual Liberdade participa de Ação Educativa de Trânsito - Felix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN – TO) promoveu, na tarde desta quarta-feira (23/10) uma palestra de Educação no Trânsito, na Escola Estadual Liberdade, localizada no Jardim Aureny III, em Taquaralto, na capital do Estado. A ação teve foco nos estudantes do ensino médio, com o objetivo de proporcionar conhecimento para os alunos com potencial de iniciação na condução de automóveis.

Segundo a Coordenadora do Colégio, Ana Beatriz Carvalho, grande parte dos alunos do ensino médio trabalham e já são condutores, muitos já possuem a sua própria motocicleta. Por este motivo, é importante a conscientização do trânsito.

“Os nossos jovens precisam ser muito bem conscientizados, para que eles possam andar nas ruas com a máxima segurança que eles puderem. E conhecer as regras de transito é um passo a mais dentro desse processo.”, destaca Ana Beatriz.

 A Palestra abordou o código de trânsito e o conhecimento das instituições responsáveis por planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar essas políticas. Além disso, foi realizada uma reflexão sobre dados estatísticos do trânsito tocantinense. As observações sensibilizaram os alunos a dirigir com segurança e responsabilidade. O estudante, Leandro Cabral Santos, declarou: “São muitos fatores, que conhecemos aqui, que fazem a gente dar mais valor e atenção ao trânsito.”.

A palestra foi ministrada pelo gestor público e professor da Educação Para o Trânsito do DETRAN – TO , Deusimar Santana, que analisou dados do Estado e mediou observações para desenvolver a educação e cidadania a fim de contribuir com um tráfego humanizado, com a conscientização de todos que fazem parte do trânsito. A gestão está comprometida em potencializar os serviços de educação, segurança e cidadania.

 

*Estagiário Uendel Souza com supervisão da Jornalista Gabriela Fogaça