22/10/2019 - 14:51 - Uendel Souza

Motoristas que exercem atividade remunerada precisam de Observação na CNH

MOTORISTAS QUE EXERCEM ATIVIDADE REMUNERADA PRECISAM DE OBSERVAÇÃO NA CNH MOTORISTAS QUE EXERCEM ATIVIDADE REMUNERADA PRECISAM DE OBSERVAÇÃO NA CNH - Felix Carneiro
MOTORISTAS QUE EXERCEM ATIVIDADE REMUNERADA PRECISAM DE OBSERVAÇÃO NA CNH MOTORISTAS QUE EXERCEM ATIVIDADE REMUNERADA PRECISAM DE OBSERVAÇÃO NA CNH - Felix Carneiro

A observação de atividade remunerada na carteira é exigida para pessoas que compõem renda por meio da condução de veículos, ou seja, taxistas, motoristas profissionais, motoristas de aplicativo de transporte, motorista de ônibus, caminhoneiro (a), são exemplos de casos que se exigem a observação na Carteira Nacional de Habilitação.

A Gerente de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN – TO), Cássia Adriely Jokoski Santos, explica: “A pessoa que vai exercer a atividade remunerada, obrigatoriamente precisa ter a observação na carteira.”.

Comparecendo ao DETRAN-TO, o condutor que já está com a carteira renovada, necessita apenas de uma alteração de dados, onde há uma taxa de alteração a ser paga e a realização de um exame psicológico. A gerente de CNH, Cássia, afirma: “O exame psicológico é fundamental para o (a) motorista ser considerado apto ou não, a realização da atividade remunerada.”.

No processo de renovação da CNH, o usuário sempre é questionado se possui a intenção de exercer atividade remunerada.  Caso não possua interesse o individuo realiza apenas um exame médico, mas em caso de motoristas que exercem atividade remunerada é necessário o exame psicológico em toda renovação. Para as categorias C, D e E também é obrigatório a realização de exame toxicológico.

Os condutores que pretendem exercer atividade remunerada podem comparecer ao DETRAN-TO ou abrir o processo pelo site.  No caso da alteração de dados, após a taxa de pagamento ser efetuada, o motorista comparece ao posto de atendimento mais próximo para registro de imagens e é encaminhado a uma clinica para realização do exame psicológico.

 Com a conclusão do exame, o processo finaliza com retorno ao DETRAN-TO, para entrega de cópias da CNH, comprovante de endereço e em caso de transferências é necessária uma cópia do RG (documento nacional de identificação civil).

A gestão do DETRAN-TO é comprometida com a melhoria do serviço fornecido ao usuário, além de viabilizar um trânsito seguro com motoristas devidamente qualificados.