08/03/2018 - 19:52 - (Luiz Henrique Machado e Umbelina Costa/Governo do Tocantins)

Servidoras do Detran comemoram o Dia Internacional da Mulher

Algumas das dezenas de mulheres especiais que trabalham no órgão de trânsito do Estado Algumas das dezenas de mulheres especiais que trabalham no órgão de trânsito do Estado - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Servidora Jailane, da Gerência de Habilitação Servidora Jailane, da Gerência de Habilitação - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Flávia Fauro Flávia Fauro - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Selfies das servidoras para as redes sociais Selfies das servidoras para as redes sociais - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Dia Internacional da Mulher Dia Internacional da Mulher - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Gerência de Sistemas e Registros Nacionais chefiada por Claudineide Martins Gerência de Sistemas e Registros Nacionais chefiada por Claudineide Martins - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Gerente Flávia Fauro em atendimento Gerente Flávia Fauro em atendimento - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Dia Internacional da Mulher Dia Internacional da Mulher - Felix Carneiro/Governo do Tocantins

As servidoras que atuam no Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), em suas diversas repartições, estão celebrando hoje o Dia Internacional da Mulher. Um ato por parte das próprias servidoras em prol da comemoração do seu dia.

A data começou com um café da manhã, no qual cada uma trouxe um item a gosto para a comemoração. Teve cuscuz à paulista, tortas, bolo de chocolate e de mandioca, bombons, salgados, canjica, refrigerante e café com leite.

O cardápio foi estendido às visitantes, que também degustaram dos pratos durante a passagem pelas gerências, em busca de algum serviço.

A Gerência de Sistemas e Registros Nacionais chefiada por Claudineide Martins, conta com 15 mulheres e apenas sete homens executando os trabalhos. A Gerência de Habilitação, comandada por Flávia Fauro tem 16 mulheres e 11 homens. Lá também tiveram guloseimas e o grupo fez selfies para compartilhar o momento com amigos, nas redes sociais.

A Gerência de Cadastro, Inspeção e Licenciamento de Veículos, dirigida por Ana Paula Gomes, conta com a dedicação diária de 20 mulheres.

A Gerência da Banca Examinadora do Detran é comandada por um homem, mas tem 11 mulheres que aplicam as provas teóricas e três, que aplicam as provas práticas aos candidatos a motoristas de todo o Estado. Elas também são responsáveis pela inserção dessas pessoas no trânsito.

E não é diferente nos demais setores, a presença feminina sempre se faz visível.

A Assessoria Jurídica, por exemplo, conta com a assistência de várias advogadas. A chefe de gabinete da presidência do Detran, coronel Rosa Inês de Sousa Santos Carmo é uma mulher e não somente isso, como também a primeira Militar e segunda Coronel do Estado do Tocantins.

O presidente do Detran/TO, coronel Eudilon Donizete Pereira, ao mesmo tempo em que agradece o empenho de todas as mulheres do órgão na prestação dos serviços, também parabeniza-as pela data, e destaca que menos de 25% dos acidentes de trânsito são causados por mulheres ao volante.

As Gerências de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Educação para o Trânsito, Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Corregedoria, Compras, Assessoria de Planejamento, Engenharia de Tráfego, Ouvidoria e de Tecnologia da Informação estão muito bem servidas de mulheres competentes e altamente capacitadas para suas funções.

O Detran Tocantins conta, ainda, com uma profissional da área de Arquitetura. A Aurenice Botelho Azevedo, que tem dado um toque todo especial nos novos espaços reformados do órgão.

Os demais setores como a Junta Médica, Financeiro, Gestão de Contratos, Transporte, Contabilidade e Almoxarifado também são beneficiados com grandes profissionais femininas.