02/02/2018 - 11:06 - (Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins)

Blitz educativa reúne Detran, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito de Gurupi

Agentes do Detran/TO em ação na Operação Educativa Agentes do Detran/TO em ação na Operação Educativa - Divulgação
Motociclistas são orientados para a correta condução no trânsito Motociclistas são orientados para a correta condução no trânsito - Divulgação
Polícia Militar, Departamento Municipal e Detran-TO são parceiros na Operação Educação Pré-Carnaval Polícia Militar, Departamento Municipal e Detran-TO são parceiros na Operação Educação Pré-Carnaval - Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), a Polícia Militar (PM) e o Departamento Municipal de Trânsito e Segurança (DMTS) de Gurupi realizaram uma blitz educativa de pré-Carnaval. A ação aconteceu na Avenida Goiás, com a Rua 6, no Centro da cidade, na manhã dessa quinta-feira, 1º de fevereiro.

Além da orientação verbal, os condutores abordados também receberam panfletos com informações relacionadas à prática correta de direção no trânsito. Às vésperas da maior festa popular do país, que em Gurupi tem uma das realizações mais tradicionais e com maior público do Tocantins, o Detran distribuiu conteúdo afirmando a legislação relacionada à proibição da condução de veículos por motoristas sob efeito do álcool.

Os panfletos também destacam a importância do uso do cinto de segurança, controle de velocidade conforme sinalização, para os percursos sinalizados e, principalmente, a adoção do chamado “amigo da vez”, método que possibilita ao proprietário se divertir nas festas, mas tendo outra pessoa responsável pela condução do carro. A proibição de falar ao celular enquanto se conduz o veículo também constou na orientação dos agentes. A atitude, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é infração gravíssima que gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nem os motociclistas ficaram de fora da orientação. Além de alguns pontos que também são válidos tanto quanto para motoristas, esta categoria teve reforço sobre o uso correto do capacete, no sentido de conduzir a moto sempre com a viseira fechada, a presilha ajustada e a adoção de calçados adequados (proibidos chinelos de dedo).

O Detran Tocantins destaca que novas ações como esta serão executadas, inclusive durante o Carnaval.