09/11/2018 - 11:51 - ASCOM- Assessoria de Comunicação Detran-TO

CNH Digital: O que é e como funciona?

CNH Digital CNH Digital -

CNH Digital: O que é e como funciona?

Ascom Detran – Palmas, 09 de Novembro de 2018

 

A CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Digital) é um avanço tecnológico que permite que a apresentação da sua CNH através do celular, sem que seja necessário carregar o documento impresso.

Como o próprio nome sugere, a iniciativa consiste em um aplicativo para smartphones que contém todos os dados e caráter de validade para substituição da CNH. No aplicativo, todos os dados pertinentes, foto e demais características da habilitação impressa estarão disponíveis, o que permitirá que os condutores deixem sua Carteira de Habilitação impressa em casa, se estiverem com o celular.

Esta inovação veio para facilitar a vida do condutor, com praticidade e segurança, incluindo a agilidade nas abordagens policiais, uma vez que apenas os documentos regulares estarão disponíveis no App.

Você já utiliza esse serviço? Não sabe como adquirir a CNH-e? O Departamento de Trânsito do Tocantins (DETRAN/TO) vai te ensinar, passo-a-passo, como ter a sua habilitação mobile.

 

Como fazer a CNH-e?

Para obter a CNH digital o condutor deve ter a CNH impressa com o Quick Response Code (QR-Code), pois o formato armazena dados dentro do sistema criptografado de acesso às informações. Em seguida, ele precisa acessar o portal Serpro (www.serpro.gov.br) ou clicar no banner CNH Digital do site do Detran Tocantins (www.detran.to.gov.br) e preencher o formulário de solicitação. O usuário vai receber e-mail enviado pelo Serpro [Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal] para criação de senha. O próximo passo é vir ao balcão de atendimento do Detran/TO para confirmar os dados, trazendo junto um comprovante de endereço. Com tudo certo, ocorre a liberação da CNH-e.

O usuário precisa ainda, baixar em seu smartphone a partir do Google Play ou App Store, o aplicativo CNH Digital, para abrir o documento que substitui a versão impressa da carteira de motorista.

 

Haverá custo adicional para fazer a CNH Digital?

Se você possui a nova versão da CNH, impressa a partir de janeiro 2018, não haverá custo algum.

Se você a sua versão não tem o QR Code, é necessário ir a um posto de atendimento do Detran/TO e solicitar a segunda via do documento. A taxa para impressão da 2ª via é R$ 35,66.