19/11/2018 - 11:46 - Ascom

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Sem título.png Sem título.png -

No dia 19 de novembro foi celebrado o dia Mundial em Memória às vítimas de trânsito e esta semana é de reflexão sobre o tema. Mas porque dedicar um dia especial para quem já morreu de forma tão fatal?

O Departamento de Trânsito do Tocantins, como órgão público regularizador e fiscalizador de trânsito explica para você.

Todos os anos milhares de pessoas morrem em todo o mundo , vítimas de acidentes de trânsito que poderiam ser evitados. O nosso objetivo é conscientizar, para que menos pessoas sintam a perda de familiares e amigos de forma abrupta.

De que forma fazemos isso? Educando as pessoas, desde as crianças até os mais sábios. Durante o decorrer do ano de 2018 o setor de Educação para o Trânsito do órgão, que conta com profissionais experientes, desenvolveram oficinas em escolas, campanhas para a semana dedicada ao Maio Amarelo, capacitação dos profissionais da fiscalização, para que possam saber lidar e solucionar problemas com as melhores resoluções para o público.

Também houve um salto enorme na otimização do processo para conseguir o documento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que com a adesão dos kits de leitura biométrica, facilitam todos o processo, além de evitar fraudes, auxiliando os agentes de trânsito nas fiscalizações. Em poucos minutos ele tem acesso ao banco de dados para saber se vai liberar ou não algum cidadão que possa vir a causar risco de trânsito para os demais condutores.

Temos realizado tudo isso e muito mais, porque acreditamos que tudo começa com a educação seguida da conscientização  e sensibilização de todos, que participam do trânsito direta ou indiretamente.

O Detran Tocantins deixa aqui o alerta para que todos sigam as regras de trânsito, para que, em 2019, tenhamos baixos índices de mortalidade no trânsito.