12/10/2018 - 12:05 - Gabriela Fogaça

Servidores participam de reunião em Brasília para aprimoramento de sistema usado no Detran

Reunião dos servidores em Brasília Reunião dos servidores em Brasília -

 

Os servidores do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), foram à Brasília-DF para a 2º Reunião dos Coordenadores e Analistas dos Sistemas Renavam e Renach de 2018. Este encontro acontece periodicamente e tem o intuito de apresentar as melhorias de processos, ajustes, definições e debates para novas implementações nos sistemas utilizados pelos Detrans.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Detran/TO, Juscimar Sousa, esta troca de informações é importante para a implementações de melhorias no sistema. “Nestes encontros passamos a conhecer melhor o fluxo de processos dos demais Detrans, como lidam com determinadas situações e com este norral de idéias, podemos implementar melhorias no Detran/TO”, 

Os servidores Maycon Costa e Elienay Pardinho, ambos da gerência de Tecnologia da Informação, também  participaram do encontro e vão auxiliar na implementação das melhorias no sistema do Detran/TO.

 

Renach e Renavam

O Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) permite ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) centralizar e armazenar informações do condutor desde o momento que o ainda candidato dá entrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre outras atribuições, o sistema controla a emissão de documentos como Permissões Internacionais para Dirigir (PIDs) e as CNHs. O Renach é uma solução desenvolvida pelo Serpro.

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) reúne os cadastros estaduais de veículos, interligados por uma central de computação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Desenvolvido pelo Serpro, o Renavam permite a interação dos diversos sistemas existentes nos estados, independentemente da plataforma que utilizam.

Em conjunto com o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que controla as permissões dos motoristas para dirigir, o Renavam disponibiliza com agilidade e eficiência as informações necessárias para o efetivo controle dos veículos que rodam pelas ruas e rodovias de todo o Brasil.