14/12/2017 - 16:47 - (Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins)

Detran capacita Agentes de Trânsito e implanta 5º Pólo de Fiscalização em Gurupi

Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi -
Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi -
Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi Curso de Atualização Agentes de Trânsito Gurupi -

O Departamento Estadual de Trânsito de Tocantins (Detran/TO) através da Gerência de Fiscalização e Segurança está realizando um Curso de Atualização para 23 Agentes de Trânsito da Ciretran de Gurupi  e do município. A finalidade da capacitação é preparar os profissionais para atuarem nas ações do 5º Pólo de Fiscalização de Trânsito que será instalado, definitivamente, na próxima semana. As instruções começaram nessa terça-feira, 12, e vão até esta sexta-feira, 15.

O curso está sendo ministrado pelo especialista em trânsito e gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, capitão Geraldo Magela com apoio do agente de trânsito, Arionaldo Lopes, tanto nas aulas teóricas, quanto nas práticas. Um dos principais conteúdos oferecidos aos profissionais é a vasta e complexa legislação de trânsito. Essa etapa é considerada, pelo Detran, como uma das mais importantes, uma vez que os agentes passam a compor as equipe que orientam e cobram o cumprimento das leis que regem o setor.

As disciplinas são Legislação de Trânsito, Gestão de Trânsito, Fiscalização de Trânsito, Operações de Trânsito, A Importância do Agente de Trânsito, e o preenchimento do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT).

“Com mais esse Pólo de Fiscalização, queremos contribuir significativamente para a segurança das pessoas, estejam elas na condução dos veículos, motocicletas ou como pedestres nas vias públicas. Sabemos que o trânsito é responsável por grandes índices de acidentes e de vítimas, mas podemos, com a colaboração da comunidade, mudar as estatísticas em favor da vida”, disse o capitão Geraldo Magela.

Na lista de cuidados dos agentes, estarão cobranças relacionadas ao uso do cinto de segurança, item que tanto o motorista quanto o condutor, não podem deixar de lado. “Nosso projeto é para a segurança de todos e cada um tem sua parcela de contribuição. E isso vai desde o pedestre, que precisa atravessar a via pela faixa, ao motociclista, com uso do capacete. Os condutores devem trafegar em velocidade compatível para a localidade, estar habilitados, e o veículo deve estar com a documentação em dia, entre outros. É um conjunto que faz o trânsito ter regularidade e garantia de segurança”, argumentou o Gerente de Fiscalização.

Os integrantes das equipes são concursados e qualificados para a atuação no Pólo de Fiscalizaçã. Atualmente, a cidade de Gurupi tem uma frota de aproximadamente 60 mil veículos registrados. Na ministração do curso o Detran contou com o apoio da Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança (DMTS) e do Conselho Municipal de Trânsito de Gurupi.

Outros Pólos

O Governo do Tocantins implantou Pólo de Fiscalização na cidade de Araguatins, em julho deste ano. Na capital Palmas, a implantação foi em 2016, e em Araguaína e Guaraí a instalação ocorreu em 2015.