Geral 22/09/2017 - 08:41 - (Wilma Araújo/Governo do Tocantins)

Detran dá continuidade às ações da Semana Nacional de Trânsito em Araguaína

As ações da Semana Nacional de Trânsito continuam por todo o Estado. As ações da Semana Nacional de Trânsito continuam por todo o Estado. - Governo do Tocantins
Governo do Tocantins Governo do Tocantins -
Governo do Tocantins Governo do Tocantins -
Governo do Tocantins Governo do Tocantins -

As ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT) continuam por todo o Estado, e a Circunscrição Regional de Trânsito de Araguaína (Ciretran) está realizando trabalhos educativos, com o objetivo de levar conscientização sobre um trânsito mais seguro à população. As ações da SNT seguem até o dia 25 deste mês em todas as Unidades de Trânsito do Tocantins.

A abertura oficial da SNT em Araguaína aconteceu na última segunda-feira, 18. As ações estão envolvendo escolas estaduais e municipais com apresentações teatrais, blitze educativas, simulações de acidentes de trânsito e distribuição de material educativo. A equipe da Ciretran, juntamente com parceiros da Semana, estiveram na Escola Municipal Zeca Barros, onde foram apresentadas as regras de circulação para pedestres, a travessia com segurança e os equipamentos de segurança a serem utilizados para crianças de 5 a 10 anos, quando como passageiros em bicicletas. Já na Escola Paroquial Luiz Augusto foi abordada a harmonia no trânsito com a palestra Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito, tema da SNT 2017.

Outra unidade escolar que também recebeu a equipe de Educação para o Trânsito foi a Escola Municipal Olavo Bilac, com simulação de um espaço percorrido pelo pedestre e travessias de faixas em situações com e sem semáforo, abordando e enfatizando a travessia com as crianças. A mensagem deixada pela equipe da Ciretran é a de que a faixa de pedestres é o local mais seguro para a travessia em vias urbanas.

De acordo com a especialista em Trânsito e educadora da Ciretran de Araguaína, Cleide de Sousa, a ideia é chamar a atenção para o alto índice de acidentes ocorridos na cidade. As ações visam a conscientização da população. Ela destacou ainda, que “o objetivo desse tipo de iniciativa é sensibilizar os estudantes para que sejam multiplicadores das informações repassadas, como também cumpridores das leis que regulam o trânsito, fazendo assim a escolha pelo respeito à vida”, disse.

O encerramento da programação em Araguaína ocorre nesta sexta-feira, 22, com blitz educativa na Avenida Filadélfia, a partir das 7h, com a participação de todos os parceiros da Semana Nacional do Trânsito.

Parceiros

Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Justiça Móvel, Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vigilância Epidemiológica, Liga Araguainense do Trauma de Enfermagem (LATE), Bombeiros, Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT), e o Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos (ITPAC).

Semana Nacional de Trânsito

 A SNT é prevista na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997– Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e deve ter abrangência nacional, mostrando a mudança de postura do governo em relação a este assunto. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Compartilhe esta notícia