Geral 21/09/2017 - 09:53 - (Patrícia Pereira e Wilma Araújo/Governo do Tocantins)

Detran lança Semana Nacional do Trânsito

Com o tema Minha escolha faz a diferença no trânsito, as ações da SNT abordam a necessidade de uma conduta mais humana no trânsito. Com o tema Minha escolha faz a diferença no trânsito, as ações da SNT abordam a necessidade de uma conduta mais humana no trânsito. - Felix Carneiro/ Governo do Tocantins
Felix Carneiro/ Governo do Tocantins       Felix Carneiro/ Governo do Tocantins -
Felix Carneiro/ Governo do Tocantins       Felix Carneiro/ Governo do Tocantins -
Felix Carneiro/ Governo do Tocantins       Felix Carneiro/ Governo do Tocantins -

O Departamento Estadual do Trânsito do Tocantins (Detran/TO) lançou nesta terça-feira, 19, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) e o Programa Caravana da Juventude no Trânsito. O evento, que contou com a presença do presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete Pereira; do vice-presidente, Hermes Azevedo; do superintendente estadual da Juventude e idealizador da Caravana da Juventude, Ricardo Ribeirinha, alunos, professores, comunidade e todo o corpo técnico do Detran, aconteceu na Escola Estadual Castro Alves.

Com o tema "Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito", as ações da SNT abordam a necessidade de uma conduta mais humana no trânsito. Pensando nisso, a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran levou à escola, o teatro de fantoches com uma linguagem simples direcionada ao público presente. “O tema trânsito é abordado de uma forma lúdica, para que os adolescentes tenham interesse e consigam compreender a mensagem”, afirmou a especialista em Trânsito e participante do teatro, Flávia Ferreira Gomes.

Kayane Viana, aluna do 3° ano do ensino médio na unidade escolar acredita que ações como estas contribuem para a formação dos jovens que precisam desse direcionamento. “Quando tem palestras ou pessoas com um conhecimento maior sobre o assunto, faz com que nós jovens paramos para observar e ter uma consciência melhor do que é o trânsito seguro”, ressaltou.  

De acordo com o presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete, o objetivo da Semana Nacional é levar a conscientização à população. Ele destacou ainda, que iniciativas como essas, direcionadas aos jovens são uma ação prerrogativa, visando diminuir o número de acidentes e com isso, a conservação da vida.

Ricardo Ribeirinha enfatizou a importância da parceria entre o Detran e a Superintendência da Juventude. “Precisamos, a partir dessa união, conscientizar a juventude, pois dela sairão nossos futuros condutores”, disse.

O Detran e as 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) continuam realizando ações durante toda a SNT. Entre elas, apresentações teatrais, blitze educativas, simulações de acidentes de trânsito, distribuição de material educativo entre outras ações. Em Palmas, a SNT vai até o dia 25 de setembro. No interior, seguem até o fim do mês.

Caravana da Juventude

A Caravana da Juventude no Trânsito nasceu com o grande propósito de conscientização dos condutores tocantinenses sobre as regras e o respeito no trânsito, já a Caravana da Juventude é um espaço de diálogo, formação e cidadania, para educando e educadores, com a participação da sociedade civil. O intuito é construir no espaço público, propostas de projetos e ações destinados à juventude tocantinense.

O projeto surgiu da apropriação do processo do protagonismo juvenil, sob o olhar de transformação da realidade social, por meio da promoção em saúde, bem como do alcance dos seus direitos inseridos no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.850/2013).

Semana Nacional de Trânsito

A SNT é prevista na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997– Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Deve ter abrangência nacional, mostrando a mudança de postura do Governo em relação a este assunto. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Compartilhe esta notícia