Geral 19/05/2017 - 18:03 - Ascom Detran/Governo do Tocantins

Ciretran de Araguaína  realiza ações em apoio ao  Movimento Maio Amarelo

Blitz educativa em Araguaína Blitz educativa em Araguaína - Ciretran Araguaína

O Movimento Maio Amarelo surge para chamar a atenção para os altos índices de acidentes. Uma forma de alertar a todos que os acidentes não acontecem por acaso e sim, devido a escolhas erradas. É uma escolha atender ou não o celular enquanto estiver ao volante. Beber ou não beber antes de dirigir. Cada atitude tomada no trânsito é uma escolha. Causar um acidente é uma escolha e não um acaso.

Dessa forma, os órgãos de trânsito desenvolvem ações para sensibilizar os usuários das vias públicas de que atitudes devem ser tomadas para mudar esta realidade. Nesse sentido, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araguaína, promoveu durante toda a semana ações do Maio Amarelo. As ações estão sendo realizadas durante o mês de maio em todo o Estado, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) com o tema: Um Trânsito Mais Humano Começa com as Escolhas que a Gente Faz.

Durante a semana foi realizada uma palestra no Colégio Estadual Jorge Amado, onde cerca de 50 alunos receberam informações de como surgiu o Movimento Maio Amarelo, com enfoque na campanha nacional deste ano, cujo tema é: Minha Escolha Faz a Diferença, refletindo sobre atitudes dos pedestres no trânsito. Os Agentes de Trânsito do Detran também participaram, esclarecendo dúvidas referentes ao trânsito.

As ações deram continuidade com primeira blitz oficial, em parceria com as equipes de educação para o trânsito e de fiscalização, do Detran, e a Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), de Araguaína. Na ação foram abordados cerca de 800 condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. Foram distribuídos panfletos educativos da campanha, e ainda, laços amarelos que simbolizam o Movimento. Cerca de 2000 veículos participaram da ação, que ainda contou com exposição de faixas com alertas para um trânsito mais humano.

Mais uma ação foi a palestra realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Araguaína, que contou com 170 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O destaque foi a segurança viária, através da conduta de cada motorista, para um público de motociclistas, além de abordagens sobre os equipamentos de segurança que devem ser usados por eles.

“Minha Escolha Faz a Diferença” foi o tema da palestra para 120 alunos do SESC.  Os estudantes receberam orientações dos agentes de trânsito da ASTT, sobre o uso correto do capacete e do celular no trânsito, a travessia correta em vias com ou sem semáforo, bem como, tirar dúvidas quanto às infrações de trânsito: transitar sem estar com os documentos de porte obrigatório, que é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); estacionamentos reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas.

Até o fim deste mês ainda estão previstas várias ações como blitz educativas, ciclos de palestras, atividades nas faixas de pedestres e carreata. Ações propostas para fortalecer as temáticas propostas no Maio Amarelo.

Maio Amarelo

Tem o objetivo de chamar a atenção sobre os altos índices de mortes no trânsito, além de mobilizar e desenvolver ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil. Envolve órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações e federações para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando a questão do trânsito em todas as esferas.

Programação Ciretran Araguaína

Ação: Passeio ciclístico “Pedal Amarelo”

Dia: 21/05

Local: Avenida Marginal Neblina