Geral 15/05/2017 - 17:28 - Umbelina Costa/Governo do Tocantins

Ciretrans realizam ações do Movimento Maio Amarelo no interior do Estado

Lançamento do Maio Amarelo em Porto Nacional Lançamento do Maio Amarelo em Porto Nacional - Ciretran de Porto Nacional

As 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) espalhadas pelo interior do Tocantins estão se movimentando intensamente, durante todo o mês de maio, em prol do Maio Amarelo. Missa em memória às vítimas de trânsito, blitz educativas, panfletagem, teatro, caminhada pela vida, e paradas em bares, restaurantes, postos de combustíveis, Centros de Formação de Condutores (CFCs), academias e no comércio em geral, estão entre as programações preparadas pelas equipes de educação para o trânsito, para chamar toda a sociedade a uma reflexão sobre a segurança no trânsito. O dia “D” acontecerá no dia 26 de maio, com uma grande blitz educativa em Palmas e nos municípios participantes.

Porto Nacional

A Ciretran de Porto Nacional em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito lançou oficialmente o Movimento Maio Amarelo. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, contou com a participação do prefeito Joaquim Maia e de representantes das secretarias municipais de Educação e Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Associação de CFCs e da comunidade. A gestão municipal manifestou total apoio à causa, para que se promova um trânsito mais seguro no município.

Sob o comando da coordenadora, Alcivone Gonçalves Pereira, a Circunscrição está promovendo palestras em escolas estaduais e municipais voltadas para o ensino fundamental e blitz educativa.

Miracema

Com o tema “Atenção Pela Vida” a Ciretran de Miracema vem conscientizando a comunidade em geral, para a segurança viária. Servidores estão visitando o comércio local e divulgando o Movimento Maio Amarelo. Conforme informações da coordenadora da unidade, Janeides Lucena, empresários e lojistas estão aderindo, cada vez mais, ao movimento. Houve visitação, também, em CFCs, clínicas credenciadas no Detran e mototaxistas.

Cerca de 200 pessoas receberam panfletos com orientações para um trânsito mais seguro. Dentre as regras está o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. As crianças devem estar em seus devidos assentos, conforme a idade, cumprindo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Caminhada e blitz educativa foram realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Saúde. A blitz teve o propósito de chamar a atenção da comunidade para o Movimento Maio Amarelo. Condutores que trafegavam na cidade e, também, na rodovia sentido Palmas, foram abordados e receberam os panfletos educativos. Durante uma hora, 120 veículos foram parados. Cerca de 300 folhetos educativos e preservativos foram distribuídos.

Paraíso

A Ciretran de Paraíso vem distribuindo material educativo sobre o Maio Amarelo, dando ênfase no tema da campanha, no Tocantins, “Um Trânsito Mais Humano Começa com as Escolhas que a Gente Faz” – Viver é Sempre a Melhor Opção. São várias as ações idealizadas pela coordenadora da unidade, Carmem de Sousa, a pedagoga Hernilzete Alencar e pela equipe de educação para o trânsito.

Um dos momentos de grande conscientização foi na abertura da XXVII edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Os servidores levaram para o evento dicas de segurança no trânsito e a mensagem de atenção redobrada nas ruas e estradas do Estado, com o intuito de chamar a atenção de alunos e professores para fazer um trânsito diferente, com responsabilidade, através de escolhas simples e relevantes. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Ercílio Bezerra. Dois mil folders foram distribuídos

Estatísticas

Todos os anos são mais de 40 mil mortos no trânsito. Esses dados mostram a triste realidade do trânsito no Brasil e no Tocantins. A conscientização de crianças e adolescentes é uma grande iniciativa, porque serão os condutores do futuro.