Geral 22/11/2017 - 18:51 - (Umbelina Costa/Governo do Tocantins)

Detran e Conselho Regional de Psicologia realizam o  I Seminário Tocantinense de Avaliação Psicológica no Trânsito

I Seminário Tocantinense de Avaliação Psicológica no Trânsito I Seminário Tocantinense de Avaliação Psicológica no Trânsito - CRP-23ª

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) e o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23ª) realizam o I Seminário Tocantinense de Avaliação Psicológica no Trânsito: “atualizando saberes”, nesta quarta-feira, 23, a partir das 8h, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O evento é gratuito e contará com a presença do presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete Pereira e de outras autoridades. Haverá palestra com o psicólogo, professor e doutor da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC), Roberto Moraes Cruz.

O evento objetiva discutir os desafios da atuação profissional frente ao processo avaliativo de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado do Tocantins.

Atualmente o Detran conta com 35 clínicas médicas e psicológicas credenciadas no órgão. As empresas realizam os exames de aptidão física e mental e a avaliação psicológica, exigidos nos processos de emissão ou renovação da CNH.

Estatística

Todos os anos, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009, em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes, do planeta. A OMS estima que 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.

Perfil

Psicólogo, especialista em Avaliação Psicológica, Ergonomia e Psicologia Ocupacional, o professor Roberto Cruz é Mestre em Psicologia e em Educação. Possui Doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico.

Atualmente é professor e pesquisador do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) e Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia e Saúde.

   
   
   
   
   
   
   

 

Compartilhe esta notícia