Geral 16/10/2017 - 17:29 - (Wilma Araújo/Governo do Tocantins)

Detran oportuniza primeiro emprego para 80 estudantes dos ensinos médio e superior através do Programa Jovem Aprendiz

Oitenta estudantes trabalham no Detran da capital e nas Ciretrans no interior do Estado Oitenta estudantes trabalham no Detran da capital e nas Ciretrans no interior do Estado - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
DSC_3860.JPG DSC_3860.JPG -
DSC_3856.JPG DSC_3856.JPG -
DSC_3845.JPG DSC_3845.JPG -
DSC_3840.JPG DSC_3840.JPG -

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), vem oportunizando vagas de estágio no órgão. A iniciativa beneficia estudantes dos ensinos médio e superior, além de proporcionar a primeira experiência no mercado de trabalho. Atualmente, o programa conta com 80 alunos estagiários, que atuam em todos os setores do órgão na Capital, e também nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Araguaína e Gurupi, no interior do Estado.

Os estagiários de nível superior atuam em diversas áreas do órgão e são oriundos dos cursos de Direito, Engenharia Civil, Comunicação Social/Jornalismo, Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Pedagogia, Administração, Gestão Pública, Arquitetura e Urbanismo e Recursos Humanos.

Para o presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete Pereira, o estágio remunerado é uma chance muito importante para os estudantes  atuarem  na área em que escolheram, e terem a tão sonhada experiência no mercado de trabalho. Ele destacou, ainda, o comprometimento diário dos jovens dentro do Departamento de Trânsito do Estado. “Acompanho diariamente o desenvolvimento dos trabalhos do órgão e percebo o empenho dos estagiários em suas funções, o que faz com que se tornem pessoas importantes nos setores”, disse.

Gustavo Almeida de Arruda Cruz cursa Direito e está no 3° período. O estudante chegou ao órgão no mês de maio deste ano, e atua no setor Jurídico da sede do Detran na capital.  Ele contou que ficou sabendo do estágio por meio de amigos, na faculdade. “Minha rotina diária inclui quatro horas de estágio no Detran pela manhã, e estudos à tarde e à noite”, disse acreditando que o estágio é uma porta aberta para o mercado de trabalho.

De acordo com a gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Denise Ramos, os estudantes chegam ao órgão por meio do CIEE, e cumprem estágios remunerados de até dois anos. Os estagiários recebem, ainda, bolsa mensal no valor de 450 reais, com jornada semanal de 20 horas e auxílio transporte.

 Jovem Aprendiz 

O Jovem Aprendiz é um importante programa criado pela Lei 10.097/2000, que estipula uma cota de 5% a 15% em relação ao número total de funcionários, para garantir a profissionalização de jovens e também adolescentes. O papel do CIEE no programa Jovem Aprendiz é assessorar empresas em todo o processo seletivo, desde a seleção e contratação dos jovens para participarem do programa.

 

Compartilhe esta notícia