Geral 09/05/2017 - 16:53 - Umbelina Costa/Governo do Tocantins

Cerca de 3 mil CNHs com QR-Code já foram impressas pelo Detran em Palmas e no interior

CNH com item de segurança QR-Code CNH com item de segurança QR-Code - Google

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) já emitiu 2.703 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) com o novo código de segurança QR-Code (Quick Response Code), desde o dia dois desse mês. Esse novo recurso foi anunciado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em janeiro desse ano, através da deliberação 153/2016, com o intuito de evitar falsificações e fraudes na Carteira. As emissões já alcançam os serviços de primeira habilitação, segunda via, registro de estrangeiro, renovação de exames, mudança de categoria, alteração de dados, CNH definitiva e novo processo de habilitação. Abrange a sede do Detran, postos de atendimento de Taquaralto, Palmas Shopping e Luzimangues, bem como, as 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). A inclusão dessa tecnologia vale para todo o país.

A medida foi anunciada pelo Ministério das Cidades (MC) e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta terça-feira, 9, em Brasília. O sistema permite acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento, fornecidos pelo sistema central do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).  Não é preciso fazer a troca imediata do documento, sendo possível esperar pelo prazo de renovação que consta na CNH atual. 

De acordo com o Denatran, haverá um sistema eletrônico, gerido pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo federal), que dará acesso às informações do Renach, apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações. Após a leitura do código bidimensional, qualquer pessoa poderá acessar as informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento.

Ainda conforme o Denatran, posteriormente, dados dos veículos e infrações cometidas pelo condutor, também serão disponibilizadas por meio da tecnologia. O banco de dados pode ser conferido sem acesso à internet.

Nova CNH

Valendo desde o dia dois de janeiro desse ano, o novo modelo da CNH já está nas mãos de 41.098 condutores de todo o Tocantins, conforme dados estatísticos do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO).

Somente em Palmas, o que inclui a sede do órgão e os Postos de Atendimento foram impressas 1.834 CNHs para a primeira habilitação. A Ciretran de Araguaína, região Norte do Estado, emitiu 1.258 unidades do documento, também para a primeira via do documento.

A nova CNH está sendo impressa em papel de segurança especial com marca d’agua do Denatran e a bandeira do Brasil. A parte superior da CNH possui três elementos em calcografia (impressão em relevo de segurança); o Brasão da República, fundo geométrico positivo com textos incorporados, micro letras positivas e negativas com falha técnica, além do mapa do Estado com a sigla incorporada. A cor do topo agora é preta e não mais azul esverdeada.

No lado esquerdo do documento, abaixo do Brasão, consta o mapa do Brasil com tinta especial de variação óptica, que dificulta a falsificação. O fundo geométrico positivo é composto por desenhos de linhas finas que criam efeitos geométricos diversos. A numeração tipográfica pode ser vista com o uso de luz ultravioleta, na parte inferior da CNH.

(Com informações da Ascom Denatran e Serpro)

 

Compartilhe esta notícia