Geral 08/05/2017 - 15:25 - Umbelina Costa/Governo do Tocantins

Especialista em Trânsito do Detran ministra palestra para empresários sobre o Maio Amarelo

Palestra sobre Movimento Maio Amarelo com especialistas em Trânsito do Detran/TO para empresários do centro de Palmas Palestra sobre Movimento Maio Amarelo com especialistas em Trânsito do Detran/TO para empresários do centro de Palmas - Assessoria de Imprensa das empresas

Especialista em trânsito da gerência de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Maria Flávia, ministrou palestra no sábado, 6, para um grupo de empresários do centro de Palmas. O tema central foi o Movimento Nacional Maio Amarelo e os altos índices de mortos, feridos e sequelados no trânsito no Brasil, Tocantins e Palmas. Os agentes de trânsito do Detran, também, tiveram uma participação importante e opinaram sobre a atual conjuntura do trânsito, principalmente em Palmas.

Adolescentes e jovens estão entre as maiores vítimas do trânsito, no Estado e também no país. Em 2014 foram pagas mais de 45. 600 indenizações para a faixa etária de 0 a 17 anos. Por ano, mais de 1800 crianças morrem, e cerca de mil são hospitalizadas devido a acidentes de trânsito, no Brasil, conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS). Ainda segundo o MS, em 2014, o Tocantins alcançou o 4º lugar de mortes no trânsito, causados por motocicletas, em sua maioria.

Os profissionais entregaram o material de divulgação do Maio Amarelo, e acataram mais pedidos de novas palestras sobre os temas. Os empresários aderiram ao Movimento, por entenderem que deve haver respeito e amor pela vida, no trânsito.

Maio Amarelo Tocantins

“Um Trânsito mais Humano começa com as Escolhas que a Gente Faz”. Esse é o tema do Movimento Maio Amarelo no Tocantins, que está sendo desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado. O órgão iniciou o mês de maio intensificando as ações de educação para o trânsito em Palmas e no interior. Na programação constam palestras e blitz educativas e visitas a bares e restaurantes, que já estão sendo feitas pelas 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), postos de atendimento e pela sede do órgão, na capital.

O enfoque para este ano é a conscientização de crianças, adolescentes e jovens através de palestras educativas sobre a harmonia que se deve ter no trânsito, para evitar e diminuir o alto número de mortos, feridos e sequelados no trânsito do Tocantins. As palestras estão sendo realizadas em escolas estaduais, municipais e também nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em Palmas e no interior do Estado.

Maio Amarelo Brasil

“Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, esse é o tema da Campanha Nacional Maio Amarelo 2017, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da segurança no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo tem o objetivo de ser uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade, tendo o tema segurança viária como questão para mobilizar os mais diversos segmentos, seja poder público, empresas, entidades de classe, associações, federações, dentre outros, com vistas ao engajamento em ações e propagação de conhecimentos, abordando toda amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A importância do Movimento para a sociedade é tão significativa que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), por meio da Resolução nº 654/2017, dedicou o mês de maio para ações em apoio ao movimento no seu cronograma anual de ações educativas para 2017. Saiba mais e acompanhe a as ações desenvolvidas em todo o país nos sites www.denatran.gov.br e www.maioamarelo.com.

Programação Palestras

Dia: 08/05

Local: Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva - Qd. 405 Norte, Al. 16, Lt. 01

Horário: Das19h30 às 21h

Público alvo: EJA (Educação de Jovens e Adultos) - 383 alunos de 15 a 60 anos

Dia: 09/05

Local: Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello - Rua Vinte e Dois, s/nº - Jardim Aureny III

Horário: Das 8h às 9h30

Público alvo: 8º e 9º ano do ensino médio - 293 alunos de 13 a 16 anos

 

Local: Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues - Rua Vinte e Dois, s/nº - Jardim Aureny III

Horário: Das 10h30 às 12h

Público alvo: 8º e 9º ano do ensino médio - 410 alunos de 13 a 16 anos

 

Local: Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo Cruz - Rua SF-11, APM. 07, s/nº, Setor Santa Fé II - Taquaralto

Horário: Das 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h

Público alvo: 8º e 9º ano do ensino médio - 113 alunos de 13 a 16 anos

 

Local: Escola Municipal Aurélio Buarque de Holande - Rua Rio de Janeiro, s/nº - Jardim Aureny I 

Horário: Das 19h30 às 21h

Público alvo: EJA (Educação de Jovens e Adultos) - 210 alunos de 15 a 60 anos

Compartilhe esta notícia