Geral 15/03/2017 - 17:55 - Fabiana Nogueira/Governo do Tocantins

Detran encerra atividades do programa Trânsito Jovem em Augustinópolis

Com a participação de 350 estudantes da rede estadual de ensino de Augustinópolis, no extremo norte do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), através da  Gerência de Educação para o Trânsito, encerrou as atividades do programa Trânsito Jovem na cidade. A cerimônia contou com palestra educativa e apresentação do Teatro de Fantoches, uma  das atividades de maior sucesso do programa, pois trata o trânsito de maneira lúdica e envolvente. A ação aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral Girassol, com a  entrega dos certificados de formação aos estudantes.

O programa foi idealizado pela gerência com o objetivo de envolver adolescentes do 6º ao 9º ano de escolas estaduais e municipais de todo o Tocantins, nos aspectos do trânsito como um todo, para formar futuros condutores conscientes. O Manual Escolar de Trânsito é base para o aprendizado e, com sua linguagem jovem e explicativa, favorece o envolvimento e a compreensão do público-alvo.

Fizeram parte da cerimônia o gerente de Educação para o Trânsito do Detran, Heurran Carlos de Moraes; o diretor-técnico, Nielson Farias Queiroz; as pedagogas do órgão, Maria Flávia Gomes, Irai Márcia e Áurea Rezende; além de representantes da Polícia Militar; Secretaria Municipal de Educação; Diretoria Regional de Ensino (DRE) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Manual

No início de 2016 o Detran enviou cerca de 30 mil Manuais Escolares de Trânsito para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) em todo o Estado. O material é divido em editorias que vão desde os direitos dos pedestres; abordando o convívio social e o meio ambiente; condutores; direção defensiva; infrações; primeiros socorros até noções de veículo; e tipos de sinalização. A cartilha também possui exercícios com gabarito, conceitos e definições, e espaços em branco para anotações.