Geral 09/11/2017 - 16:34 - (Umbelina Costa/Governo do Tocantins)

Detran encerra Programa Trânsito Jovem nos municípios de Combinado e Augustinópolis

DSC_4211.JPG DSC_4211.JPG -
DSC_4195.JPG DSC_4195.JPG -
DSC_4190.JPG DSC_4190.JPG -
DSC_4153.JPG DSC_4153.JPG -
DSC_4133.JPG DSC_4133.JPG -
DSC_4114.JPG DSC_4114.JPG -
DSC_4124.JPG DSC_4124.JPG -
DSC_4103.JPG DSC_4103.JPG -

Com conteúdos voltados para a prevenção de acidentes de trânsito, transmitidos por meio de palestras e apresentações teatrais a alunos de escolas estaduais e municipais do Estado, que o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) através da Gerência de Educação para o Trânsito encerrou, na última semana, o Programa Trânsito Jovem nos municípios de Combinado, na região Sudeste, e Augustinópolis, no extremo Norte.

Cerca de quatro mil futuros condutores, do 6º ao 9º ano do ensino médio já foram formados pelo Programa. Mais de dez mil Manuais Escolares de Trânsito foram distribuídos nas unidades de ensino. Em Palmas, o encerramento do Programa acontecerá nesta segunda-feira, 13, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), a partir das 18h.

No município de Combinado, o Programa Trânsito Jovem contemplou 350 alunos. O conteúdo foi aplicado no período de 28 de maio a 1º de outubro desse ano, pela pedagoga Selma Regina Mendes, na Escola Estadual Augusta Vaz dos Santos Teixeira. O encerramento contou com a apresentação do teatro de fantoches da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran e com a entrega de certificados aos alunos participantes.

Já no município de Augustinópolis o Programa contemplou 439 alunos. Teve início no dia 10 de março desse ano e término no dia 04 de novembro com a apresentação do teatro de fantoches e a entrega de certificados aos alunos participantes. A pedagoga Temes Teresa Ribeiro desenvolveu as atividades que aconteceram na Escola Comunidade de Augustinópolis.

A formatação do Programa Trânsito Jovem tem os seguintes conteúdos: O Comportamento do Pedestre no Trânsito; O Condutor do Veículo Automotor; Direção Defensiva; Legislação de Trânsito; Convívio Social e Meio Ambiente; Primeiros Socorros; Noções de Veículos; e Sinalização.

A equipe de educadoras do Detran/TO formada pelas pedagogas Áurea Rezende, Eurides Ribeiro e Tereza Gorete, de Palmas, além da Selma Regina, de Combinado, e da Temes Teresa, de Augustinópolis, ministrou aulas e organizou palestras durante a aplicação do Programa nos municípios tocantinenses. Foram abordadas formas de comportamento, diante de determinadas situações de trânsito.

Para a gerente de Educação para o Trânsito do Detran, Hádylla da Costa, “o programa está em fase de encerramento, mas terá continuidade em 2018, com a possibilidade de ampliação para outras escolas. Um esforço contínuo com o objetivo de fomentar boa práticas no trânsito”, disse.

O Detran visa melhorar o relacionamento entre pedestres e condutores, promovendo atividades educativas em escolas do Estado. É o Programa Trânsito Jovem, que se afirma como uma importante política pública do Governo do Estado, no combate à violência no trânsito, e a formação de agentes multiplicadores através de ações educativas.

 

   

Compartilhe esta notícia