Geral 11/11/2017 - 14:26 - (Umbelina Costa/Governo do Tocantins)

Detran/TO encerra Programa Trânsito Jovem em Palmas nesta segunda-feira, 13

Encerramento Programa Trânsito Jovem em Palmas Encerramento Programa Trânsito Jovem em Palmas - Laet Oliveira/Governo do Tocantins

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), coronel Eudilon Donizete Pereira convida a todos para a cerimônia de encerramento do Programa Trânsito Jovem, que acontecerá nesta segunda-feira, 13, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), a partir das 18h, em Palmas. Durante o evento será apresentada a trajetória do programa, a comunidade escolar, o teatro de fantoches e será feita a entrega dos certificados aos alunos participantes. Na capital, o Programa teve início no dia 22 de agosto desse ano. Cerca de 700 alunos foram beneficiados.

Os conteúdos do Programa são voltados para a prevenção de acidentes de trânsito, e transmitidos por meio de palestras e apresentações teatrais a alunos de escolas estaduais e municipais do Estado. Cerca de quatro mil futuros condutores, do 6º ao 9º ano do ensino médio já foram formados pelo Programa. Mais de dez mil Manuais Escolares de Trânsito foram distribuídos nas unidades de ensino. 

A formatação do Programa Trânsito Jovem tem os seguintes conteúdos: O Comportamento do Pedestre no Trânsito; O Condutor do Veículo Automotor; Direção Defensiva; Legislação de Trânsito; Convívio Social e Meio Ambiente; Primeiros Socorros; Noções de Veículos; e Sinalização.

Foram realizadas, também, palestras com a temática “Primeiros Socorros”, ministradas pela pedagoga e agente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Claudete Nascimento. O evento, que ocorreu nos Colégios Militares de Palmas, envolveu 16 turmas, totalizando 623 alunos. Eles tiveram conhecimento sobre como agir em caso de acidente de trânsito no sentido de evitar o agravamento da vítima como, por exemplo, não remover o carro e a vítima, e solicitar imediatamente o auxílio do resgate, dentre outras ações.

O Detran visa melhorar o relacionamento entre pedestres e condutores, promovendo atividades educativas em escolas do Estado. É o Programa Trânsito Jovem, que se afirma como uma importante política pública do Governo do Estado, no combate à violência no trânsito, e a formação de agentes multiplicadores através de ações educativas.

 

 

Compartilhe esta notícia